sábado, 2 de agosto de 2008

Para Começar...

Antes de começar a partilhar as minhas experiências culinárias vou passar a apresentar este legume que eu adoooro: a beringela!







A beringela é um hortícola que permite soltar a imaginação na cozinha. Tem um baixo valor energético e é rica em ácido fólico e antioxidantes.


A beringela é um hortícola de forma variável (ovóide, esférica ou alongada), sendo a forma ovóide ou tipo pêra a mais comum, tem polpa carnuda e esponjosa e, regra geral, tem uma coloração roxa no exterior. A variedade selvagem é originária da Índia e foi na China que começou a ser cultivada.



Informação nutricional:
A beringela tem um valor energético muito baixo e é rica em água. O conteúdo de hidratos de carbono, proteínas e lípidos é também baixo. Relativamente às vitaminas e minerais, destaca-se o ácido fólico, bem como o potássio.Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

Beringela crua - 16 Kcal
Beringela grelhada em azeite - 89 Kcal

Vantagens e desvantagens:
O elevado teor de potássio e baixo em sódio favorece um equilíbrio adequado dos fluídos corporais e uma eliminação mais eficaz de fluídos excessivos e toxinas. Além disso, o potássio intervém na contracção muscular e do ritmo cardíaco e na regulação da tensão arterial. O magnésio, o fósforo e o cálcio melhoram a saúde dos ossos e dentes.O ácido fólico é importante para a divisão das células, formação de glóbulos vermelhos, auxilia o sistema imunitário e, ainda, previne malformações no feto durante a gravidez.
A beringela é uma boa fonte de compostos fenólicos, cuja actividade antioxidante ajuda a proteger contra danos nas células e tecidos.

Como comprar e conservar:
Escolha beringelas firmes ao tacto e pesadas relativamente ao tamanho. A pele deve ser lisa e de cor viva, sem mazelas ou zonas moles. O pé no topo da beringela deve ter uma cor verde e não estar amolecido. Para testar o grau de maturação da beringela, pressione ligeiramente a pele com o dedo, se deixar marca é porque está madura.
Deverá ter cuidado na manipulação porque trata-se de um alimento delicado. Conserve no frigorífico logo a seguir à compra e não deixe passar muito tempo até consumir. Não envolva em película porque impede a respiração e afaste dos restantes hortícolas para limitar o amadurecimento precoce.

3 comentários:

Pimenta disse...

Olá bem vinda ao mundo dos blogs e obrigada por tanta informação sobre a beringela.
bjs

Unknown disse...

É verdade que berinjela é 78abortiva?

Unknown disse...

Eu tô gravida posso comer Berinjela?